Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado (ECOS)
Os estudantes de Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação e Engenharia de Materiais do campus São José dos Campos possuem uma disciplina chamada Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado (ECOS) como componente curricular obrigatório para integralização do curso.
A seguir, confira as regras principais para cumprir com êxito a UC-ECOS:
A seguir, é explicado o passo a passo para o cumprimento de ECOS pelos estudantes das engenharias.
1 - Matricule-se na UC de ECOS específica da sua engenharia
Cada uma das engenharias tem sua própria UC de estágio obrigatório. As UCs são denominadas: ECOS-EB, ECOS-EC e ECOS-EM.
2 - Seleção para uma vaga de estágio
A fim de conseguir uma vaga de estágio, você poderá acompanhar a divulgação de oportunidades acessando regularmente a sua conta de e-mail institucional (@unifesp.br) e também por meio das páginas web das agências integradoras de estágio, tais como a Companhia de Estágios, o NUBE, o CIEE, entre outras.
Após conseguir uma vaga, é fundamental que o estágio seja realizado com segurança e dentro da lei. Neste sentido, a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, rege a relação jurídica que se estabelece entre estagiário/a, instituição de ensino e cedente do estágio.
Pela Lei do Estágio, não basta que o/a estudante tenha sido aprovado/a em um processo de seleção para estar apto/a a dar início a um estágio. É sempre necessária a aprovação do estágio pela instituição de ensino, mediante a assinatura de seu representante legal no Termo de Compromisso de Estágio - TCE (o contrato).
Atenção: A ausência do termo de compromisso assinado pelas três partes caracteriza uma situação de informalidade na qual o/a estudante está sem as proteções que a Lei do Estágio garante. P. ex.: a cobertura por seguro em caso de vir a sofrer acidente relacionado ao desempenho de suas atividades de estágio, entre outras garantias.
É importante saber: estudante com a matrícula trancada não pode iniciar ou continuar estagiando, pois de acordo com o artigo 3º da Lei 11.788/08, para estagiar, é preciso ter matrícula e frequência regular no curso.
3 - Verifique se a empresa possui cadastro simplificado ou convênio vigente com a Unifesp
Por determinação da Procuradoria Federal, seu contrato de estágio poderá ser firmado apenas dentro de uma destas pré-condições:
se a cedente do estágio possuir CADASTRO SIMPLIFICADO com a Unifesp;
ou
se a cedente do estágio possuir CONVÊNIO vigente com a Unifesp;
ou
se a cedente fizer uso dos serviços de uma AGÊNCIA DE INTEGRAÇÃO de estágios conveniada com a Unifesp.
CONSULTA DE CADASTROS/CONVÊNIOS (pesquisar pelo número de CNPJ da cedente)
Confira se a cedente possui CADASTRO SIMPLIFICADO
ou
Se a cedente ou agência de integração possui CONVÊNIO
Um detalhe importante: quando uma empresa possui várias filiais com diferentes números de CNPJ, cada uma delas deve providenciar o cadastro simplificado ou a assinatura do seu próprio termo de convênio com a Unifesp. Assim, mesmo que exista cadastro ou convênio de estágio vigente com uma determinada filial, esse cadastro ou convênio valerá para a contratação de estagiários exclusivamente por aquela filial, com aquele número de CNPJ específico.
Atenção: Caso a cedente ou a agente de integração não seja cadastrada ou conveniada, o/a representante deverá seguir as orientações contidas no menu Orientações p/ cedentes (Item 3 - Procedimentos para o cadastro simplificado ou convênio de estágio). Em caso de dúvidas, deverá escrever para o setor de convênios: convenios.estagios@unifesp.br.
4 - Obtenha o aceite de um/a docente para ser orientador/a de ECOS
No estágio obrigatório, a/o estudante deverá propor a um/a docente do seu curso que aceite ser orientador/a do estágio. Este/a docente irá avaliar o relatório final das atividades cumpridas no período, emitindo nota final no documento.
ATENÇÃO:
Em geral, o/a coordenador/a de estágios acumula a função de orientador/a do estágio. A fim de evitar indeferimento por questões de indisponibilidade, recomendamos que você escreva para a coordenação de estágios do seu curso antes da elaboração do Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades. Informe a área na qual irá estagiar e verifique se o/a coordenador/a de estágio aceita ser o/a orientador/a de estágios.
5 - Possibilidades para cumprir ECOS
Para fazer o ECOS, o/a estudante deve se enquadrar em uma das possibilidades a seguir:
(A) Solicitar e obter aprovação para iniciar atividades de ESTÁGIO OBRIGATÓRIO no semestre de matrícula na UC de ECOS;
(B) Solicitar e obter aprovação para APROVEITAMENTO DE HORAS DE UM ESTÁGIO NÂO OBRIGATÓRIO já em andamento e com período de vigência adentrando o semestre de matrícula na UC de ECOS;
Obs.: Recomenda-se, sempre que possível, que o estágio seja iniciado na modalidade ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO e, posteriormente, aproveitado como ECOS (ver instruções no item 6º - B).
(C) Solicitar e obter aprovação para realização de plano de ATIVIDADES ACADÊMICAS ESPECIAIS para ECOS, desempenhadas na própria Unifesp e sob orientação de docentes da Universidade, no semestre da matrícula na UC de ECOS. Essa alternativa deve ser utilizada somente em casos em que o/a estudante não consiga uma vaga de estágio e esteja próximo de integralizar o curso.
(D) Solicitar o aproveitamento de sua ATIVIDADE PROFISSIONAL como ECOS, conforme regras contidas no regimento de estágio do seu curso.
6 - Providencie os documentos necessários e solicite a aprovação
(A) Início das atividades na modalidade Estágio Obrigatório
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1 via do Histórico Escolar em PDF (pode ser obtido pela Intranet);
1 via do Atestado de Matrícula em PDF (pode ser obtido pela Intranet ou escrevendo para atendimento.secretaria.sjc@unifesp.br);
1 via do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório em PDF (deve ser preenchido pela cedente, assinado por meios eletrônicos pelo representante legal da parte cedente e também pela/o estudante).
Obs.: Caso o Termo de Compromisso de Estágio seja elaborado no modelo de alguma agência integradora de estágios conveniada à Unifesp (CIEE, NUBE, Cia de Estágios, etc), a documentação deverá ser complementada com 1 via do Plano de Atividades de Estágio Obrigatório em PDF.
COMO SOLICITAR:
(1º) cadastre seu e-mail @unifesp.br na plataforma MS Office 365 Educacional seguindo as orientações divulgadas neste link.
Outros endereços de e-mail (como outlook) não são aceitos, mesmo que também sejam da Microsoft.
Não são recebidos documentos de estágio por e-mail. Portanto, o cadastro na plataforma MS Office 365 Educacional é obrigatório.
(2º) acesse o formulário clicando aqui.
Caso necessário, consulte o tutorial do sistema on-line de requerimentos de estágio.
(3º) faça login (com e-mail @unifesp.br cadastrado no MS Office 365 Educacional) e preencha o formulário on-line.
(4º) anexe os arquivos em PDF.
(5º) clique em ENVIAR SOLICITAÇÃO.
A fim de evitar o indeferimento de sua solicitação, leia as orientações a seguir:
O preenchimento do TCE é de responsabilidade da parte concedente ou da agência integradora.
A Direção Acadêmica do campus SJC da Unifesp não assina documentos de estágio com data retroativa, e não se responsabiliza por atividades iniciadas antes da data de assinatura do contrato (conforme Portaria nº2, de 15 de março de 2017).
No TCE, a data de início do estágio deve ser sempre posterior em pelo menos dez dias úteis à data em que a/o estudante protocola à Unifesp seu pedido de aprovação deste estágio (conforme Art. 127, §1º, alínea b, do Regimento Interno da Graduação da Unifesp).
O início das atividades de estágio pelo/a estudante deve ocorrer SOMENTE APÓS a regularização do estágio por meio da aprovação e assinatura do contrato pela instituição de ensino.
As coordenações de estágios não aprovam estágios em que haja conflito de horários. Por isso, caso o horário proposto para as atividades de estágio esteja se sobrepondo ao de uma ou mais das UCs cursadas, estudante e empresa devem pactuar uma adequação do horário que resolva a incompatibilidade.
Documentos com assinaturas digitalizadas não têm validade legal. O/a representante da cedente e estagiário/a deverão utilizar uma assinatura eletrônica com certificação digital para assinar os documentos. Pode ser utilizado um token ou qualquer plataforma de assinatura digital (gov.br, docusign, clicksign, etc.). Uma opção gratuita é a Assinatura Eletrônica do GOV.BR. Para saber como utilizá-la, clique aqui.
As Agências Integradoras conveniadas à Unifesp (NUBE, CIEE, Cia de Estágios, etc) deverão utilizar os seus próprios modelos de TCE. Neste caso, deverá ser acrescentado o Plano de Atividades de Estágio Obrigatório na documentação.
Caso a cedente julgue necessário que se adotem minutas de termos de estágio diversas das que estão aqui anexas, a aceitação do documento dependerá de sua prévia análise e aprovação pela Procuradoria Federal junto à Unifesp. O prazo necessário a esta análise é acrescido ao prazo total de atendimento do requerimento de estágio. Neste caso, a cedente deverá escrever para convenios.estagios@unifesp.br.
Uma vez aprovado o início do estágio, uma cópia do plano de atividades de estágio obrigatório (ECOS) deve ser enviada À COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS por meio do espaço da UC de ECOS no sistema Moodle.
(B) Aproveitamento de horas de um Estágio Não Obrigatório
A/O estudante poderá solicitar o aproveitamento de horas de um estágio NÃO OBRIGATÓRIO que já tenha sido aprovado anteriormente ao semestre da matrícula na UC de ECOS, e que continue em andamento depois disso.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1 via do Histórico Escolar em PDF (pode ser obtido pela Intranet);
1 via do Atestado de Matrícula em PDF (pode ser obtido pela Intranet ou escrevendo para atendimento.secretaria.sjc@unifesp.br);
1 via do Plano de Atividades de Estágio Obrigatório em PDF (deve ser assinado por meios eletrônicos pelo supervisor do estágio da parte cedente e também pela/o estudante).
COMO SOLICITAR:
Esta solicitação deve ser enviada por meio do espaço da UC de ECOS no sistema Moodle.
ATENÇÃO:
No Plano de Atividades de Estágio Obrigatório, os campos de início e de término do ESTÁGIO OBRIGATÓRIO deverão ser preenchidos com datas compreendidas no semestre letivo da UC de ECOS.
(C) Realização de Atividades Acadêmicas Especiais
As atividades acadêmicas especiais não são regidas por um termo de compromisso de estágio e não são protegidas pelas garantias que a Lei nº 11.788/2008 confere a estagiários. As atividades devem ser desempenhadas na própria Unifesp e sob orientação de docentes da Universidade, no semestre da matrícula na UC de ECOS. Essa alternativa deve ser utilizada somente em casos em que o/a estudante não consiga uma vaga de estágio e esteja próximo de integralizar o curso.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1 via do Histórico Escolar em PDF (pode ser obtido pela Intranet);
1 via do Atestado de Matrícula em PDF (pode ser obtido pela Intranet ou escrevendo para atendimento.secretaria.sjc@unifesp.br);
1 via do Plano de Atividades Especiais para ECOS em PDF (deve ser assinado por meios eletrônicos pelo/a professor/a supervisor/a na Unifesp e também pela/o estudante).
COMO SOLICITAR:
(1º) cadastre seu e-mail @unifesp.br na plataforma MS Office 365 Educacional seguindo as orientações divulgadas neste link.
Outros endereços de e-mail (como outlook) não são aceitos, mesmo que também sejam da Microsoft.
Não são recebidos documentos de estágio por e-mail. Portanto, o cadastro na plataforma MS Office 365 Educacional é obrigatório.
(2º) acesse o formulário clicando aqui.
Caso necessário, consulte o tutorial do sistema on-line de requerimentos de estágio.
(3º) faça login (com e-mail @unifesp.br cadastrado no Office 365) e preencha o formulário on-line.
(4º) anexe os arquivos em PDF.
(5º) clique em ENVIAR SOLICITAÇÃO.
A fim de evitar o indeferimento de sua solicitação, leia as orientações a seguir:
O início das atividades acadêmicas especiais pela/o estudante deve ocorrer SOMENTE APÓS a aprovação da coordenação de estágios do curso;
Da solicitação à aprovação, o prazo de atendimento é de até 10 (dez) dias úteis (conforme Art. 127, §1º, alínea b, do Regimento Interno da Graduação da Unifesp);
ASSINATURAS: é necessário inserir assinaturas eletrônicas no Plano de Atividades Acadêmicas Especiais. Pode ser utilizado um token ou qualquer plataforma de assinatura digital (gov.br, docusign, clicksign, etc.).
(D) Aproveitamento de Atividades Profissionais
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
Estudantes do curso de Engenharia de Computação na condição de empregado, empresário ou autônomo poderão solicitar o aproveitamento de sua atividade profissional como estágio curricular obrigatório. Consultar a coordenação de estágio da EComp.
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Conforme o Regulamento de Estágio da Engenharia de Materiais, Atividades Profissionais (APs) podem em algumas circunstâncias ser utilizadas como ECOS-EM. Para isso, o/a estudante deve:
Ler atentamente o Regulamento de Estágio (ECOS-EM), verificando se todos os requisitos exigidos estão satisfeitos.
Preencher o Formulário de Aproveitamento de Atividades Profissionais ECOS-EM, colhendo as devidas assinaturas eletrônicas.
Colher uma Declaração da Chefia Imediata, autorizando a execução do Plano de Atividades, nos moldes descritos no Regulamento de Estágio (ECOS-EM).
Reunir os seguintes documentos no formato PDF:
Formulário de Aproveitamento de Atividades Profissionais ECOS-EM (acima).
Declaração da Chefia Imediata (acima).
1 via do Histórico Escolar (pode ser obtido pela Intranet);
1 via do Atestado de Matrícula (pode ser obtido pela Intranet ou escrevendo para atendimento.secretaria.sjc@unifesp.br);
Cópia da Carteira ou Contrato de Trabalho, comprovando a identidade da/o estudante e seu vínculo empregatício, cargo e função.
Solicitar na plataforma Moodle (SEAD) da UC ECOS-EM a validação das APs. Esta solicitação deve ser feita no início do semestre em que a/o estudante se matricular em ECOS-EM, seguindo as instruções lá contidas e anexando os documentos listados em (4). A Comissão de Estágio deliberará sobre a solicitação. Em caso de aceite, o/a estudante deverá entregar o relatório de estágio obrigatório nas datas previstas.
ENGENHARIA BIOMÉDICA
Documentos necessários para solicitar o aproveitamento de atividade profissional como ECOS-EB:
1 via do Plano de atividades de estágio obrigatório em PDF (deve ser assinado por meios eletrônicos pelo supervisor das atividades da parte cedente e também pelo/a estudante).
Cópia da carteira ou contrato de trabalho, comprovando a identidade do/a estudante e seu vínculo empregatício (cargo e função, data de início no cargo ou na atividade que você pretende validar).
1 via do Histórico Escolar (pode ser obtido pela Intranet);
1 via do Atestado de Matrícula (pode ser obtido pela Intranet ou escrevendo para atendimento.secretaria.sjc@unifesp.br);
Procedimento: Solicitar na plataforma Moodle (SEAD) da UC ECOS-EB a validação das atividades profissionais. Esta solicitação deve ser feita no início do semestre em que a/o estudante se matricular em ECOS-EB, seguindo as instruções lá contidas e anexando os documentos listados acima. A Comissão de Estágio deliberará sobre a solicitação. Em caso de aceite, o/a estudante deverá entregar o relatório de estágio obrigatório nas datas previstas.
7 - Compareça às reuniões de acompanhamento da Comissão de Estágio
Os docentes responsáveis por uma UC de ECOS podem convocar os estudantes nela matriculados para reuniões com a finalidade de passar orientações relacionadas ao estágio obrigatório.
8 - Cumpra a carga horária mínima de ECOS correspondente ao seu curso
Os estágios obrigatórios exigem a realização de atividades que atendam a uma carga horária MÍNIMA, de acordo com o respectivo projeto pedagógico.
Eng. Biomédica: 360 horas
Eng. de Computação: 180 horas
Eng. de Materiais: 324 horas
INTERRUPÇÃO DO ESTÁGIO ANTES DE COMPLETAR A CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE ECOS
Quando ocorrer a interrupção do estágio sem que a respectiva carga horária mínima de ECOS tenha sido completada, o/a estudante deverá refazer todos os procedimentos para a validação do novo estágio (descritos no item 6 acima).
COMPLEMENTAÇÃO DA CARGA HORÁRIA MÍNIMA REQUERIDA
O/a estudante poderá solicitar a validação de horas de outros Planos de Estágio já encerrados para complementação de carga horária, desde que formalizados em períodos anteriores seguindo os procedimentos apresentados. Apenas serão contabilizados planos de atividades que tiverem sido aprovados para estágio obrigatório.
Esta solicitação deve ser entregue acompanhada de um resumo das atividades executadas de acordo com o Plano de Estágio anterior, juntamente com o Relatório Técnico de Estágio como parte integrante da documentação exigida.
Em caso de dúvidas, consulte a coordenação de estágios do seu curso.
9 - Nos prazos estabelecidos, entregue os documentos necessários para a avaliação na UC de ECOS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - ECOS (ou atividades profissionais validadas como ECOS)
O/a estudante matriculado/a em ECOS deverá enviar os seguintes documentos via Moodle:
1 via do Relatório de Estágio Obrigatório em PDF (a página 02 do relatório deverá estar preenchida e assinada pelo/a professor/a orientador/a de estágios na Unifesp)
1 via da Ficha de Avaliação do Estagiário - ECOS em PDF (deverá estar preenchida e assinada pelo supervisor de estágio da parte concedente).
RELATÓRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS ESPECIAIS
O/a estudante matriculado/a em ECOS que realizou atividades acadêmicas especiais deverá enviar os seguintes documentos via Moodle:
1 via do Relatório de Atividades Acadêmicas Especiais em PDF (A avaliação de desempenho do estudante, páginas 02 e 03 do relatório de atividades acadêmicas especiais, deverão ser preenchidas e assinadas pelo docente supervisor das atividades na Unifesp).
PRAZO DE ENTREGA: até o primeiro dia do início do período de exames, de acordo com o calendário acadêmico vigente. Estudantes que não enviarem os arquivos até esta data serão reprovados na UC ECOS do respectivo curso.
Atenção com as assinaturas: é necessário inserir assinaturas eletrônicas nos documentos. Pode ser utilizado um token ou qualquer plataforma de assinatura digital (gov.br, docusign, clicksign, etc.).