MATERIAIS DE APOIO
1 - Dicas para ingressantes
2 - Dicas de estudo - Disciplinas que envolvem matemática
As estratégias a seguir ajudam você a se preparar de maneira eficaz para avaliações em matérias que contenham conceitos e métodos matemáticos.
Repetição
A melhor maneira de dominar conceitos matemáticos é por meio da prática e da repetição. Pratique com o máximo possível de problemas que envolvam os conceitos estudados. A repetição é a chave. É bastante comum que professores incorporem às provas problemas de formatos ligeiramente diferentes dos trabalhados em aula, a fim de testar o domínio pelos alunos dos conceitos básicos trabalhados.
Desafie-se
Na preparação para avaliações em matérias que envolvam métodos matemáticos, deixe um tempo para praticar com os problemas mais difíceis. Se possível, estude as avaliações anteriores aplicadas por seu/sua professor/a. Selecione problemas de tipos variados para resolver, problemas que cubram todos os conceitos/métodos que possam aparecer na avaliação.
Primeiramente, tente resolver os problemas sem ajuda
Muitas vezes, ao estudar conceitos difíceis, seu primeiro instinto é buscar ajuda antes mesmo de retomar o livro, as notas de aula e outros materiais de referência para entender o problema ou conceito por conta própria. Antes de tudo, é importante tentar por você mesmo/a. Quanto mais você se desafia com conceitos matemáticos difíceis, mais suas habilidades matemáticas se desenvolvem e se consolidam. Use um tempo para tentar entender conceitos desafiadores por conta própria. Depois desse exercício inicial, se você ainda não conseguir compreender, então consulte um/a colega, tutor/a ou professor/a.
Foco na compreensão de princípios
Em matemática, embora exista a necessidade de memorizar fórmulas, muito mais importante é saber usar e aplicar fórmulas e processos matemáticos e entender a lógica envolvida. Uma vez que a matemática é cumulativa, adquirir compreensão dos principais conceitos e princípios que embasam cada tópico matemático é indispensável para avançar.
Por exemplo, memorizar algumas fórmulas matemáticas, como a fórmula de integração por partes em cálculo, de nada adianta se você não souber como usar a fórmula e identificar as partes relevantes da integral. Compreender os princípios matemáticos não só melhora sua habilidade de aprender matemática, mas também seu desempenho em avaliações de matemática.
A matemática é cumulativa
Cada grupo de conceitos matemáticos constrói uma camada, que sustenta uma nova camada mais avançada de conceitos, e assim sucessivamente. Para entender e aplicar um novo conceito de matemática, pode ser necessário ter aprendido cinco outros tópicos mais básicos anteriormente. Por isso, torna-se muito difícil estudar tudo de última hora. A chave para aprender matemática e ter bons resultados nas avaliações é se manter atualizada/o na matéria, se preparando antes e revisando depois de cada aula. Ter uma visão geral dos conceitos que seu/sua professora vai abordar na aula seguinte aumenta sua capacidade de entendê-los e prepara você com perguntas que você provavelmente não teria feito antes de a aula terminar. Desse modo, torna-se possível acompanhar os conceitos que vão sendo apresentados à medida que se avança na disciplina.
Participe de grupos de estudo
O estudo em grupo pode ser particularmente útil para estudar matemática e melhorar o desempenho em avaliações. Esse método pode ajudar a garantir que você cobriu toda a matéria que pode aparecer na avaliação, pois, caso tenha perdido alguma coisa, alguém do seu grupo poderá suprir essa parte. Se você está lutando com um conceito matemático específico, pode ter o apoio de outros participantes do grupo para aumentar sua compreensão. Por fim, o esforço conjunto do grupo favorece que cada uma das pessoas se prepare de maneira mais rápida e completa para a avaliação.
Refaça listas de exercícios e problemas
Reúna uma seleção de exercícios completados ao longo do curso e faça de novo. Não apenas revise os problemas, realmente os refaça. Anote as etapas necessárias para concluir cada problema e, em seguida, resolva o problema sem olhar para a solução. Ao final, confira sua resolução com os exercícios resolvidos anteriormente.
Leia os enunciados com atenção
As perguntas podem ser compostas de mais de uma parte; outras vezes, podem pedir apenas uma resposta parcial: leia cuidadosamente as instruções para se ater precisamente ao que é solicitado.
Estime a resposta correta
Tente estimar a resposta correta para o problema antes de resolvê-lo. Se, ao final, sua resposta não for nem um pouco próxima do que você esperava, pode valer a pena verificar novamente o seu trabalho para garantir que seus cálculos estejam corretos e que você empregou o processo e as fórmulas corretas.
Mostre seu trabalho
Você deve mostrar as etapas executadas para chegar a uma resposta final nas avaliações de matemática. Assim, se não tiver certeza de uma resposta, você pode voltar e revisar as etapas executadas; além disso, professores frequentemente fornecem crédito parcial em respostas incorretas quando a/o estudante mostra seu trabalho. Muitas vezes, o/a professor/a está mais interessado/a em saber como você chegou à sua resposta do que na resposta em si.
Não ignore os problemas complicados
Não tente desvendar o problema todo de uma só vez. Quando se deparar com questões desafiadoras, comece anotando tudo o que você sabe a respeito, incluindo o tipo de problema, as informações fornecidas na pergunta e as fórmulas que você pode usar para resolver.
Revise suas respostas
Antes de entregar, revise suas respostas finais, com atenção a possíveis erros de cálculo ou de interpretação.
Adaptado da página Quantitative/Math Test Preparation Tips.
Disponível em: https://www.educationcorner.com/quantitative-math-tests.html
3 - Quadro Resumo da Graduação
De um modo sucinto e prático, esta ferramenta permite que você adquira uma visão geral do conjunto de requisitos a serem cumpridos a fim de concluir qualquer um dos bacharelados (Ciência e Tecnologia / Ciência da Computação / Matemática Computacional / Biotecnologia) ou engenharias (Biomédica / de Computação / de Materiais) que o campus SJC da Unifesp oferece.
Estudando o Quadro Resumo e o Quadro Geral da Graduação, um fato importante deve imediatamente chamar sua atenção. Perceba que a liberdade que o BCT dá a seus estudantes para a construção de caminhos formativos personalizados não é irrestrita. Ela está limitada por condições que você deve observar ao fazer seu plano de graduação no intuito de concluir o curso:
Observe que existem prazos (ideal e máximo) definidos para que você adquira as cargas horárias que são exigidas em cada tipo diferente de Unidades Curriculares (obrigatórias, "interdisciplinares" e livres) e atividades complementares.
O que o Quadro Resumo está indicando é que você deve cuidar para que os requisitos à sua diplomação no BCT sigam sendo cumpridos no decorrer do curso dentro de um ritmo capaz de conciliar a obtenção das cargas horárias em UCs e em atividades complementares e o prazo de conclusão que o projeto pedagógico estabeleceu.
4 - Quadro Geral da Graduação
O QUE É:
Parte integrante de um conjunto de instrumentos de orientação acadêmica produzidos pela Divisão de Assuntos Educacionais (DAE), este quadro foi projetado para proporcionar uma visão panorâmica da graduação na Unifesp-SJC. O recurso sumariza e ordena um grande volume de informações sobre a estrutura curricular dos cursos de graduação do campus, dando suporte a estudantes, coordenadores de curso e público externo à instituição de modo a simplificar múltiplas tarefas e decisões associadas ao planejamento acadêmico.
ALGUMAS UTILIDADES:
Poderá tirar proveito deste recurso você, estudante de graduação da Unifesp-SJC que esteja interessado(a) em:
obter uma visão geral de opções diversas de itinerários de formação em nível de graduação oferecidas por este campus;
ser capaz de fazer projeções e montar estratégias personalizadas em cada etapa a fim de avançar no cumprimento dos requisitos do BCT e/ou de um dos cursos de formação específica do seu interesse;
seguir corrigindo e reajustando, de maneira dinâmica, seu planejamento individual de progressão na matriz curricular, na sucessão de um período letivo para o outro;
facilitar suas escolhas de unidades curriculares eletivas ao longo da construção de seu percurso formativo.
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO:
Consulte com rapidez cargas horárias e pré-requisitos das unidades curriculares que estão fixas nas matrizes de cada curso de graduação;
visualize diretamente as ementas de UCs de seu interesse clicando com o mouse sobre o nome da mesma;
explore as informações contidas na ementa de uma dessas disciplinas e, em seguida, observando sua localização no mapa, procure compreender sua posição no contexto geral, de acordo com as relações que ela estabelece com outras disciplinas ali mapeadas;
examine os oferecimentos de unidades curriculares nos termos (semestres) pares e nos ímpares;
procure os locais no mapa onde estão situadas as eletivas de cada um dos cursos e, com um clique do mouse, fique por dentro de como a maioria desses cursos define seu próprio agrupamento de UCs eletivas;
navegue pelo quadro na direção horizontal, passando os olhos de um curso para o outro, e perceba que há vários casos em que a mesma UC está fixada nas matrizes de mais de um dos cursos de graduação; note que, por vezes, uma mesma UC está presente nas matrizes de vários cursos em um mesmo termo letivo;
para obter mais informações, vá até a parte superior do mapa e clique sobre o nome do curso de graduação de seu interesse para ser redirecionado à página web do mesmo.
5 - Lista de Unidades Curriculares do BCT
Esta ferramenta foi pensada para ampliar a capacidade de planejamento acadêmico dos estudantes da Unifesp-SJC. Este catálogo apresenta a integral das Unidades Curriculares (UCs) que são obrigatórias e eletivas para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT).
Experimente algumas destas formas de utilização deste catálogo:
Consulte com rapidez cargas horárias, pré-requisitos e equivalências das UCs;
Consulte as UCs por categoria: Fixas, Eletivas e Eletivas Interdisciplinares e UCs com carga horária extensionista;
Visualize diretamente as ementas de UCs de seu interesse clicando com o mouse sobre o nome da mesma.
Recomendação: para aproveitar todo o potencial que este recurso oferece como suporte ao seu planejamento acadêmico, utilize-o em conjunto com o Quadro Geral da Graduação (ver seção anterior - item 4).
CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA DE UNIDADES CURRICULARES DO BCT
6 - Dicas para elaborar um Plano de Rematrícula
A fim de elaborar um plano exploratório de Unidades Curriculares a cursar no próximo semestre letivo, utilize o modelo de planilha disponível aqui, ou qualquer outra planilha similar, e preencha conforme as orientações a seguir:
1º) Confira o Quadro Geral de Graduação e a Lista de Unidades Curriculares do BCT disponíveis nas seções anteriores.
2º) Utilize a matriz horária disponível página da secretaria acadêmica de graduação no menu “Matriz Horária”. Caso ainda não esteja disponível, deverá aguardar a publicação.
3º) Caso possua pendência em alguma disciplina obrigatória, verifique se a mesma será oferecida no próximo semestre e procure inseri-la no seu plano de rematrícula.
4º) Complete seu plano de rematrícula com as disciplinas que você tem interesse e possibilidade de cursar (lembre-se de que as UCs podem eventualmente exigir pré-requisitos).
5º) Depois de consultar os horários de aulas, monte uma agenda semanal com suas escolhas de UC de tal maneira a garantir que não haja aulas de duas ou mais das opções selecionadas incidindo em um mesmo dia e horário.
6º) Ao final, salve o arquivo no formato PDF com o título: Plano de Rematrícula – [seu nome] - [Ano] - [Semestre] (exemplo: "Plano de Rematrícula – Duda - 2024-2.pdf " ).
SUGESTÃO: depois que a matriz do próximo semestre letivo tiver sido publicada, é recomendável que você faça, para uso próprio, mais de um plano de rematrícula semelhante ao que você irá completar aqui. Ao proceder assim, você assegura que já estará preparada/o para novas escolhas em caso de imprevistos (como indeferimento em alguma disciplina do seu interesse) virem a interferir nas suas opções iniciais.
7 - Atividades Extensionistas no BCT
Os/as estudantes que ingressaram a partir de 2023 no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) deverão cumprir 240 horas em Atividades Extensionistas a fim de concluir o curso. Pensando nisso, a Divisão de Assuntos Educacionais (DAE) preparou um material de apoio específico sobre o tema. Confira a seguir:
8 - Ferramenta de apoio à programação de percursos acadêmicos no BCT
Se você é estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, utilize a ferramenta on-line a seguir de modo a ver a parcela do BCT que você já cumpriu e a projetar alternativas de caminhos para avançar rumo à conclusão deste curso: